Pesquisa personalizada

Processador AMD K6-2




A primeira inovaçao, é o barramento externo de 100 MHz. Quase todos os processadores hoje trabalham externamente a 66 MHz, atingindo uma taxa de transferência externa máxima teórica de 528 MB/s (essa taxa é utilizada na comunicação entre o processador e a memória RAM). Utilizando o barramento a 100 MHz, esta taxa pula para 800 MB/s. Outro processador que operar externamente a 100 MHz é o Pentium II "Deschutes" (Pentium II a partir de 350 MHz). É válido ressaltar que os processadores Intel são tradicionalmente bem mais caros que os processadores concorrentes. Isso significa que um K6-2 pode apresentar umo desempenho igual ou superior a um Pentium II sob mesma freqüência de operação, só que por um preço bem mais em conta.

O aumento da freqüência de operação externa faz com que haja um ganho real de performance. Por exemplo, comparar um Pentium II-300 ou mesmo um Pentium II-266 com um K6-2-300 é um pouco complicado, já que o primeiro processador usa barramento de 66 MHz e o segundo, de 100 MHz.

Outro ganho de performance importante é no barramento AGP. Esse barramento exclusivo para placas de vídeo 3D e presente em algumas placas-mãe pode operar em basicamente dois modos de operação: x1 (264 MB/s) e x2 (528 MB/s). Apesar de a maioria dos chipsets (circuitos da placa-mãe) oficialmente operarem o AGP a até 528 MB/s, na prática esso desempenho nunca era atingida, já que o barramento local também trabalhava a essa taxa: não sobrava "espaço" para intercalar duas transferências com alta taxa de velocidade. Como conseqüência, a taxa de transferência caía para que as duas transferências pudessem ser executadas. Como o barramento local do K6-2 trabalha a 800 MB/s, sobra "espaço" para uma transferência do barramento AGP a 528 MB/s sem ter de diminuir o desempenho do micro.

Outra vantagem interessante é a utilização do soquete 7, o mesmo padrão do Pentium e do Pentium MMX, ao contrário do Pentium II que utiliza um conector proprietário chamado slot 1. A tendência é que as placas-mãe para o K6-2 sejam, portanto, bem mais baratas que as placas-mãe para Pentium II.

A segunda inovação tecnológica é a tecnologia 3D Now. Essa tecnologia consiste na adição de mais 21 instruções ao conjunto de instruções MMX. Todo o conceito do MMX continua inalterado, ou seja, as instruções 3D são instruções que utilizam o conceito SIMD (Single Instruction, Multiple Data), capazes de processar mais de um dado por vez, fazendo com que o desempenho aumente. Enquanto as instruções MMX são instruções simples baseadas nas instruções de manipulação de números inteiros, as instruções 3D são um pouco mais "poderosas", formada basicamente por instruções de manipulação de números de ponto flutuante (instruções do coprocessador matemático).

A princípio, só se beneficia da tecnologia 3D Now os programas que forem escritos com instruções 3D Now (da mesma forma que só se beneficia da tecnologia MMX os programas que forem MMX). Ou seja, essa tecnologia não aumentará a velocidade de seu aplicativo gráfico ou de seu processador de textos.

Parte do texto retirado de "www.clubdohardware.com.br"

Nenhum comentário: